BRAÇO SOCIAL DO CENTRO EDUCATIVO MURIALDO FECHA ACORDO COLETIVO COM O SINDICATO SENALBA

 

Centro Técnico Social e Murialdo Santa Fé de Caxias do Sul

O dia vinte e quatro de setembro de 2019 vai ficar marcado por uma quebra de paradigma para o SENALBA Caxias, com a assinatura de acordo coletivo com o Centro Educativo Murialdo.
A instituição foi fundada em 23 de abril de 1947 atendendo a uma reivindicação da comunidade de Caxias do Sul, no sentido de oferecer acolhida e abrigo a crianças e adolescentes que viviam em situação de empobrecimento e abandono. Em 1972, deixa de ser internato e passa a atender em regime de semi-internato – hoje Centro Educativo Murialdo. Em 17 de março de 1969, passa a se chamar ILEM – Centro Técnico Social. Em 1999, fiel aos seus princípios, inaugura o Centro de Formação Profissional Murialdo e, em 2000, inaugura a Casa Família Murialdo. A Ação Social Murialdo tem como missão “Acolher crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social através da Pedagogia do Amor e Educação do Coração, contribuindo para sua (re)inserção social como agentes de transformação, favorecendo o protagonismo e o desenvolvimento da autonomia”.
O acordo coletivo assinado têm diversos avanços para os trabalhadores, podendo até ser considerado um dos melhores já assinados pelo sindicato.
O presidente Claiton Augusto Vargas Melo comemora a conquista e destaca que “após a reforma trabalhista o Sindicato SENALBA Caxias adotou uma nova forma de defender os trabalhadores de suas categorias, usando os meios jurídicos e as mídias sociais. O acordo coletivo tem a participação direta dos trabalhadores em decisões importantes de seu cotidiano, como salários, férias, horários e outros direitos.”