Com a palavra o Especialista .

A maioria das pessoas que vem no eu consultorio reclamam da falta de apetite na hora d e consumir salada.
EntĂŁo vamos de dicas:

👉 Para a base da salada: vegetais, folhas e legumes, alĂ©m de frutas como tomate e pepino. Essas fornecem a maior parte do volume da salada, bem como a fibra insolĂșvel que tantas pessoas buscam nesse prato;
👉 Para mais crocĂąncia: VocĂȘ pode acrescentar oleaginosas (como castanhas, amĂȘndoas, e amendoins). Cenoura ralada, beterraba e cebola (especialmente cruas) tambĂ©m ajudam a adicionar texturas na sua salada. Cubos de bacon sĂŁo um show Ă  parte;
👉 Para mais sabor: Azeitonas, rabanetes, palmitos e pimentĂ”es, por exemplo, tĂȘm um sabor bem caracterĂ­stico e de baixo teor calĂłrico. Queijos curados (como queijo de ovelha, gorgonzola e parmesĂŁo) podem ter sabor marcante, mas trazem consigo mais nutrientes (proteĂ­nas e gorduras). E os diversos temperos tambĂ©m sĂŁo liberados: sal, pimenta, manjericĂŁo, orĂ©gano e cĂșrcuma sĂŁo apenas algumas opçÔes.
👉 Para mais proteĂ­na: peixes em lata sĂŁo boas adiçÔes (como atum, sardinha, bacalhau e cavala), assim como sashimi de peixes (atum, salmĂŁo, e peixe branco sĂŁo opçÔes comuns). Ovos cozidos (de galinha ou de codorna) sĂŁo uma Ăłtima opção, alĂ©m de cubos (ou tiras) de bacon. Pessoas vegetarianas ou veganas costumam usar tofu, mas eu nĂŁo abusaria da soja, mesmo fermentada.
👉 Para mais gordura: queijos gordos, iogurtes integrais, abacate, azeite de oliva, maionese caseira, bacon, e mesmo as oleaginosas sĂŁo opçÔes vĂĄlidas para acrescentar mais gorduras e aumentar o potencial sacietĂłgeno da sua salada.

Portanto, a intenção nĂŁo Ă© encaixar alimentos em categorias fechadas, e sim te dar ideias e inspiraçÔes para que vocĂȘ monte saladas que vocĂȘ goste de comer.
Afinal de contas, ninguĂ©m merece ficar comendo folhas sem graça e “comendo mato” sem alegria, nĂŁo Ă© mesmo?

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