Uma luta inesquecível pela Educação Infantil

 

Após um grande ato de valorização dos trabalhadores da semana passada, é importante recordar: uma das maiores lutas da categoria que se teve notícia em Caxias do Sul foi a greve da Educação Infantil, em 2017. Vivenciando um momento histórico, cerca de 500 funcionárias entre educadoras, cozinheiras e auxiliares se reuniram por dias na Câmara de Vereadores na luta por valorização. A greve se deu pela demissão em massa, perdas de direitos trabalhistas e redução salarial.
Um dos principais aliados das profissionais foi o professor, historiador e sociólogo Rafael Bueno o pedagogo Claiton Melo (hoje presidente) e principalmente diversas heroínas que o rosto me vem à mente nesse momento. Mostrando-se preocupados com a situação, falta de diálogo com a categoria, sendo o principal porta-voz da luta. Esteve lado a lado durante as passeatas, nos dias ao sol, nas manifestações no Legislativo. Infelizmente, não houve a reversão da situação, mas ficou para sempre registrado todo o trabalho em favor das professoras.
Também, esses guerreiros continuaram realizando seu papel enquanto, educadores e fiscalizador público ao fazer visitas regulares nas escolas, cobrando para que melhorias estruturais e trabalhistas fossem realizadas. Com isso, atua para que aconteça de fato uma educação pública de qualidade, garantindo às crianças e aos profissionais os direitos constituídos em lei.

João Henrique Leoni Ramos
Hoje Advogado SENALBA e Telespectador desse grande Momento