Protesto em Frente a Secretaria Municipal da Educação

O Sindicato dos Empregados em Entidades, Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional (Senalba) de Caxias do Sul realizou na manhã desta segunda-feira, dia 18, um ato de apoio a educação em frente à Secretaria Municipal de Educação, na rua Borges de Medeiros, no Centro. A principal reivindicação é sobre qualidade da alimentação das crianças nas escolas infantis do município.

Conforme o presidente do Senalba, Claiton Melo, o cardápio que está sendo ofertado aos alunos, que inclui cebola com ovo, leite com canela, além de falta de itens, como carne e açúcar, prejudicam a qualidade da alimentação. Melo pontua que muitas crianças têm a merenda escolar como única refeição do dia. Ele também salienta que existem denúncias que crianças estão passando mal por causa do tipo de alimentação ofertada, e que muitas estão indo para casa com fome, já que não conseguem ingerir a alimentação.

Ainda fazem parte dos questionamentos do sindicato a situação das escolas que seguem fechadas e precárias condições de estruturas de diversas instituições. Outro ponto reclamado é a inclusão de alunos especiais, que conforme o sindicato não estão sendo adequadamente acompanhadas pelos educadores nas salas de aula. Atualmente a merenda escolar nas escolas infantis beneficiam 5.200 crianças em 45 escolas.