Senalba Caxias recebe homenagem do Legislativo Caxiense

Senalba recebe homenagem do Legislativo caxiense
Sindicato foi constituído para fins de estudo, pesquisa, coordenação, proteção, defesa e representação legal de categorias profissionais

A Câmara Municipal homenageou o Sindicato dos Empregados em Entidades, Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional de Caxias do Sul (Senalba) pelos 25 anos de fundação, em sessão solene, na noite de quinta-feira (12/09). O requerimento 50/2019, idealizado pelo vereador Renato Oliveira/PCdoB, foi aprovado por unanimidade, durante a sessão ordinária do último dia 9 de abril.

O Senalba Caxias foi fundado em 16 de setembro de 1994 e é constituído em conformidade com a legislação vigente. O objetivo da instituição é proporcionar estudo, pesquisa, ensino, coordenação, proteção, defesa e representação legal de categorias profissionais perante as autoridades legislativas, executivas, judiciárias e administrativas, entidades privadas e demais segmentos da sociedade.

O sindicato preza pela liberdade, autonomia sindical e solidariedade profissional. Também oferece aos associados: atendimento médico, odontológico, assessoria jurídica, opções de lazer e convênios em diferentes locais. O documento destaca que, em 25 anos de história, foram muitas conquistas aos trabalhadores caxienses.

O presidente do Senalba, Claiton Melo, iniciou seu discurso citando Alceu Adelar Hoffmann, presidente do Senalba durante 24 anos. “Merecida homenagem para uma entidade sindical que foi criada com o estrito dever de proteger, resguardar e lutar pela permanência dos direitos dos trabalhadores. Ainda luta com veemência pelos seus objetivos”, sublinhou.

O presidente do Senalba também agradeceu a todos que de alguma forma contribuíram nestes 25 anos de história do sindicato. O sócio-fundador Edevy Ferreira de Aguiar recebeu uma placa pelos serviços prestados à entidade. “Um sindicato é feito por muitas mãos. Através desta homenagem, sintam-se todos os sócios contemplados”, destacou Melo. Além de Edevy, também receberam placas Vera Marli Gomes Marin, Andreia Luisa Visona, Marcelo Moro Schimitz e Susana Maria Suzin Silveira.

O diretor do Senalba no Rio Grande do Sul, Elton Bozzetto, repassou saudações especiais de representantes entidade de outras regiões do Rio Grande do Sul. “Nestes tempos bicudos, ser sindicalista e defender direitos dos trabalhadores são ações para heróis e pessoas extremamente empenhadas”, destacou Bozzetto.

O proponente da homenagem foi o vereador Renato Oliveira/PCdoB, que salientou o papel de garantia dos direitos dos trabalhadores desempenhado pelo Senalba, além da atuação na formação profissional e outras atividades. “Nestes 25 anos, muitas conquistas para os trabalhadores mas também muitos momentos difíceis que foram superados com a garra e a união das diretorias, funcionários e categorias profissionais que compõem o Senalba”, ressaltou o parlamentar, que se manifestou em nome da Casa.